Contou a história aos amigos e vimos que nesta história havia um problema....
O coelhinho da Páscoa tinha trazido um cesto com 3 ovos para as 5 meninas, mas ele esqueceu-se de uma!
....porque esta estava dentro de casa e ele não a viu( Rita)
...porque estava escondida (Rodrigo V.)
Quando se juntaram as 6 meninas viram que a menina que não tinha cesto com ovos estava triste e como eram amigas quiseram partilhar....
Esta partilha é difícil! Disse a Rita.Combinámos que seria um bom problema para resolvermos.
No plano do dia, a Rita apresentou esta proposta e pode contar com a ajuda da Madalena e da Marise para tentarem resolver o problema...
Com vários materiais na área da matemática tentaram resolver como se teriam de partilhar 5 cestos com 3 ovos pela 6 meninas, para que ficassem todas com a mesma quantidade de ovos de Páscoa....
Viram que 5 cestos com 3 ovos são ...
-15 ovos ( Madelena)
-Agora temos de dividi-los pelas 6 meninas para nenhuma ficar triste.( Rita)
Depois da várias tentativas e possibilidades....a Madalena viu que :
-Mas na outra Páscoa os ovos já podem estar derretidos!!!!Disse a Rita
Procuramos novas hipóteses e vimos que:
Depois de várias tentativas e materiais vimos que se partíssemos os ovos ao meio já não iam sobrar ovos e cada menina ficaria com .....2 ovos e + uma metade....
No momento da partilha, a Rita, a Madelena e a Marise partilharam ao grupo as hipóteses para a resolução deste problema, a forma e os materiais que encontraram para o resolver....
O Rafael C tinha trazido bolachas para partilhar com os amigos e quis dar aos amigos a mesma quantidade que descobrimos na resolução deste problema...2 bolachas + 1/2 metade....
O Rafael C tinha trazido bolachas para partilhar com os amigos e quis dar aos amigos a mesma quantidade que descobrimos na resolução deste problema...2 bolachas + 1/2 metade....
Com estas vivências descobrimos que:
-Metade é partir ao meio ( Leonardo)
-Se juntarmos 2 metades ficamos com um ovo inteiro ( Tiago Brito)
-4 metades de bolachas são 2 bolachas inteiras ( Rafel C.)
e assim vamos descobrindo a matemática.....
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